Um povo tranqüilo, porém com uma visão empreendedora, os nativos de Kerala têm orgulho do local onde vivem. Seus mais de 30 milhões de habitantes, têm uma vida cotidiana regada à coco e boa comida. É impossível comer sem coco em Kerala. Em qualquer restaurante, vegetariano ou não, o coco está presente de diversas maneiras e preparos.

Seu desjejum promete ser um dos mais saudáveis do mundo. Os famosos “dosas”, espécie de panqueca de arroz e lentilha branca da região, podem medir até 50 cm de diâmetro, e são servidas com Chutney de coco ou “sambar”, cozido de legumes com tamarindo.

O Puttu, cuscuz de farinha de arroz e coco, é comido com banana-da-terra. Há controvérsias sobre a origem deste prato. Muitos dizem que foi trazido pelos portugueses e árabes para cá, virando nosso cuscuz de milho, ou vice-versa, foi daqui pra lá. Controvérsias a parte, é um delicioso e saudável café-da-manhã encontrado em qualquer tea ou coffe shop.



Orgulhosos de sua cultura, não escondem nenhum pouco que o estado possui um índice de 100% de alfabetização, e que foi o primeiro lugar do mundo a eleger democraticamente um governo comunista-marxista.

Encontramos curiosidades deste povo, como o local onde se consome mais jornal no mundo. E mesmo o estrangeiro consegue perceber isto sem esforço. Nos restaurantes, pontos de ônibus, lojas, trens, ou no banquinho da esquina, todos têm um jornal na mão, especialmente pela manhã.

Outra característica marcante do malayali é a habilidade para resolver os problemas do dia-dia, ou dar um “jeitinho” indiano para tudo. Tudo se conserta, arruma e transforma. Mão-de-obra e trabalho, não é um problema para o menor e mais populoso estado da Índia.