Cristianismo


Cristianismo é a religião dos seguidores de Jesus Cristo, iniciada por suas pregações e as de seus apóstolos em meados do século I, na região do atual Estado de Israel.

O cristianismo tem origem no judaísmo e é atualmente a religião mais difundida no mundo, sendo predominante na Europa e nas Américas. O cristianismo divide-se em três ramos principais: catolicismo (o mais antigo, datado do século IV), Igreja Ortodoxa (de tradição oriental, que surge no século XI ao se separar da tradição romana) e o protestantismo (movimento do século XVI que dá origem a muitas denominações).

Os protestantes, também chamados de evangélicos principalmente no Brasil, dividem-se atualmente em três grupos de afinidade teológica. O do protestantismo histórico, criado a partir da reforma; o pentecostal, surgido no começo do século XX, e o neopentecostal. No Brasil, o protestantismo começa a se estabelecer no início do século XIX e hoje reúne o maior número de adeptos da América do Sul.

 A doutrina

A fé cristã professa que o Deus criador, revelado a Abraão, a Moisés e aos profetas judeus, envia à Terra seu filho como Messias (Cristo, em grego), o salvador. De acordo com a fé cristã, Jesus é sacrificado em lugar dos homens, que perderam a graça de Deus e se distanciaram dele no início da criação do mundo. Após ter sido morto, ele ressuscita e oferece a dádiva da salvação e da vida eterna após a morte, a seu lado, no Céu, aos que se reaproximam de Deus, acreditam nele e seguem seus preceitos. Sua principal mensagem é da primazia do amor a Deus e aos demais seres humanos sobre todas as coisas e postulados. Para os cristãos, Deus é uma trindade, formada também por seu filho, Jesus Cristo, e pelo Espírito Santo.

A história do Messias 


Segundo a tradição cristã, Jesus de Nazaré nasce em Belém, na Judéia, no período em que a Palestina estava incorporada ao Império Romano. Ele é o Messias, anunciado no decorrer de mil anos ao povo judeu, que vem ao mundo para salvar os homens e anunciar a instauração do reinado de Deus. Aos 30 anos, ele inicia sua pregação, anunciando o amor e o perdão de Deus a todos os homens. Durante suas peregrinações ele realiza milagres, reúne discípulos e apóstolos. Considerado blasfemo pelos sacerdotes judeus, é preso pelas autoridades romanas, acusado de não reconhecer a divindade do imperador e conspirar contra Júlio César. É submetido a processo, condenado, crucificado e sepultado. Ressuscita três dias depois, aparece a seus discípulos e os encarrega de levar seus ensinamentos a todos os pontos do mundo.

O livro sagrado

Os cristãos seguem a Bíblia, que se divide em duas partes, o Antigo e o Novo Testamento, num total de 73 livros, para os católicos, e 66, para os protestantes. O Antigo Testamento, chamado de Torá ou Torah pelos judeus, narra a criação do mundo, a história, leis e tradições judaicas, a vida dos profetas que anunciaram a vontade de Deus e a vinda do Messias. São particularmente importantes os primeiros cinco livros, chamados de Pentateuco, que inclui os Dez Mandamentos ditados por Deus a Moisés e que são a base ética e moral de todo o cristianismo. O Novo Testamento contém os textos posteriores à morte de Cristo, entre eles os quatro Evangelhos (Marcos, Mateus, Lucas e João), as principais fontes sobre a vida de Jesus. Os outros textos são os Atos dos Apóstolos, as Epístolas e o Apocalipse, todos de autoria dos apóstolos.

Expansão


O cristianismo organiza-se primeiro em Jerusalém, como um movimento dentro do judaísmo. Em vida, Jesus tem poucos seguidores. Após sua morte, seus apóstolos (enviados, em grego) peregrinam e espalham seus ensinamentos nas regiões do Mediterrâneo, fundando várias comunidades. Desde o início o cristianismo se organiza como Igreja (do grego ekklesía, reunião), sob a autoridade dos apóstolos e seus sucessores.
Os cristãos são perseguidos durante o Império Romano até 313 d.C, quando Constantino lhes concede liberdade de culto. Em 392, o cristianismo se torna a religião oficial do Império, e missionários são enviados a várias partes da Europa para fundar igrejas, ocupando todo o continente.
No final da Idade Média, a expansão marítima européia leva o cristianismo à América e à Ásia. A partir do século XIX, missionários chegam também à África e ao leste da Ásia, completando a difusão da religião no mundo.

 Festas religiosas

As principais são o Natal - celebração do nascimento de Jesus Cristo, comemorado em 25 de dezembro pela maioria das igrejas; a Páscoa, que celebra a ressurreição de Cristo no domingo da primeira lua cheia do outono (hemisfério sul) e o Pentecostes, 50 dias após a Páscoa, data em que é recordada a descida e unção do Espírito Santo aos apóstolos. O calendário da Igreja Católica, a mais antiga entre as cristãs, inclui ainda outras celebrações.

Os Dez Mandamentos:

Enunciados a Moisés e inscritos por Deus em duas tábuas de pedra.

Veja abaixo a versão resumida dos dez mandamentos, que podem ser lidos na Bíblia no livro de Exôdo, capitulo 20, e em Deuteronômio, capitulo 5.

1. Não terás outros deuses diante de mim.
2. Não farás para ti imagem de escultura, não te curvarás a elas, nem as
    servirás.
3. Não pronunciarás o nome do Senhor teu Deus em vão.
4. Lembra-te do dia do sábado para o santificar. Seis dias trabalharás, mas o 
    sétimo dia é o sábado do seu Senhor teu Deus, não farás nenhuma obra.
5. Honra o teu pai e tua mãe.
6. Não matarás.
7. Não adulterarás.
8. Não furtarás.
9. Não dirás falso testemunho, não mentirás.
10. Não cobiçarás a mulher do próximo, nem a sua casa e seus bens.


Jesus nosso único Salvador

Fontes resumo extraidos de enciclopédias.........



Deus: Cremos em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas distintas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, Dt 6.24; Mt 28.19; Mc 12.29. 

Jesus: Cremos no nascimento virginal de Jesus, em sua morte vicária e expiatória, em sua ressurreição corporal de entre os mortos, e em sua ascensão gloriosa aos céus, Is 7.14; Lc 1.26-31; 24.4-7; At 1.9. 


Espírito Santo: Cremos no Espírito Santo como terceira pessoa da Trindade, como Consolador e o que convence o homem do pecado, justiça e do juízo vindouro. Cremos no batismo no Espírito Santo, que nos é ministrado por Jesus, com a evidência de falar em outras línguas, e na atualidade dos nove dons espirituais, Jl 2.28; At 2.4; 1.8; Mt 3.11; I Co 12.1-12.

 Homem:  Cremos na na criação do ser humano, iguais em méritos e opostos em sexo; perfeitos na sua natureza física, psíquica e espiritual; que responde ao mundo em que vive e ao seu criador através dos seus atributos fisiológicos, naturais e morais, inerentes a sua própria pessoa; e que o pecado o destituiu da posição primática diante de Deus, tornando-o depravado moralmente, morto espiritualmente e condenado a perdição eterna, Gn 1.27; 2.20,24; 3.6; Is 59.2; Rm 5.12; Ef 2.1-3. 


Bíblia:   Cremos na inspiração verbal e divina da Bíblia Sagrada, única regra infalível de fé para a vida e o caráter do cristão, II Tm 3.14-17; II Pe 1.21.

Pecado:  Cremos na pecaminosidade do homem, que o destituiu da glória de Deus, e que somente através do arrependimento dos seus pecados e a fé na obra expiatória de Jesus o pode restaurar a Deus, Rm 3.23; At 3.19; Rm 10.9.

Céu e Inferno:   Cremos no juízo vindouro, que condenará os infiéis e terminará a dispensação física do ser humano. Cremos no novo céu, na nova terra, na vida eterna de gozo para os fiéis e na condenação eterna para os infiéis, Mt 25.46; II Pe 3.13; Ap 21.22; 19.20; Dn 12.2; Mc 9.43-48.

Salvação:  Cremos no perdão dos pecados, na salvação presente e perfeita, e na eterna justificação da alma, recebida gratutitamente, de Deus, através de Jesus, At 10.43; Rm 10.13; Hb 7.25; 5.9; Jo 3.16. 

Profissão de Fé:  Para uma mais ampla informação sobre a doutrina bíblica fundamental, acesse aqui a Profissão de fé da Igreja Pentecostal Betânia e do Sepoangol World Ministries.

A vida religiosa do muçulmano tem práticas bastante rigorosas, as quais são chamadas de “Colunas da Religião”. 


Recitação do credo islâmico :


Não existe nenhum deus além de Alá e Maomé, o seu profeta.

 Preces cotidianas:

 Chamadas de slãts, feitas cinco vezes ao dia, cada vez em uma posição diferente (de pé, ajoelhado, rosto no chão, etc), e virados em direção à Meca. A chamada para a oração é feita por uma corneta, denominada demuezim, desde uma torre chamada de minarete, a qual faz parte de um santuário ou lugar público de adoração conhecido como mesquita.

Observação do mês de Ramadã:


O qual comemora a primeira revelação do Corão recebida por Maomé. Durante um mês, as pessoas jejuam desde o nascer até o pôr do sol. Segundo eles, os portões do paraíso abrem, os do inferno fecham, e os que jejuam têm seus pecados perdoados.

Pagamento do zakat:

imposto anual de 2.5% do lucro pessoal, como forma de purificação e ajuda aos pobres. Também ofertam para a riquíssima Liga Muçulmana.

Peregrinação para Meca:

ou Hajj, ao lugar do nascimento de Maomé, na época de Eid el Adha (festa islâmica que rememora o dia em que o profeta Abraão aceitou a ordem de sacrificar um carneiro em lugar de seu filho), pelo menos uma vez na vida por todo muçulmano dotado de condições físicas e econômicas.

O Jihad, ou guerra santa:

  é a batalha por meio da qual se atinge um dos objetivos do islamismo, que é reformar o mundo. Qualquer muçulmano que morra numa guerra defendendo os direitos do islamismo ou de Alá, já tem sua vida eterna garantida. Por esta razão, todos que tomam parte dessa “guerra santa”, não têm medo de morrer ou de passar por nenhum risco. 









 

O Islamismo crê que existe um só Deus verdadeiro, e seu nome é ALLAH

ALLAH  não é um Deus pessoal, santo ou amoroso, pelo contrário, está distante e indiferente mesmo de seus adeptos. Suas ordens expressas no Corão são imperativas, injustas e cruéis. Segundo Maomé, ele é autor do bem e do mal. Num dos anais que descreve as mensagens de Alá para Maomé, ele diz: “Lutem contra os judeus e matem-nos”. Em outra parte diz: “Oh verdadeiros adoradores, não tenha os judeus ou cristãos como vossos amigos. Eles não podem ser confiados, eles são profanos e impuros”.


O Islamismo crê erroneamente em anjos

 Segundo eles, Gabriel foi quem transmitiu as mensagens de Alá para Maomé. É ensinado que os anjos são inferiores aos homens, mas intercedem pelos homens. 


O Islamismo crê que exista um só livro sagrado dado por Alá, o Corão, escrito em Árabe

 Os muçulmanos creêm que Alá deu uma série de revelações, incluindo o Antigo e Novo Testamentos, que é chamado de Corão. Segundo eles, as antigas revelações de Alá na Bíblia foram corrompidas pelos cristãos, e, por isso, não são de confiança. 

O Islamismo crê que Maomé é o último e o mais importante dos profetas

Conforme o Islamismo, Alá enviou 124,000 profetas ao mundo, apesar de unicamente trinta estarem relacionados no Corão. Os seis principais foram:



- Profeta Adão  - o escolhido de Allah
- Profeta Noé    - o pregador de Allah
- Profeta Abraão -  o amigo de Allah
- Profeta Moisés -  o porta voz de Allah
- Profeta  Jesus  -  a palavras de Allah
- Profeta  Maomé - o apóstolo de Allah

Islamismo crê na predestinação do bem e do mal

Tudo o que acontece, seja bem ou mal, é predestinado por Alá através de seus decretos imutáveis.

O Islamismo crê que haverá o dia da ressurreição e julgamento do bem e do mal

Neste grande dia, todos os feitos do homem, seja bem ou mal, serão colocados na balança. Os muçulmanos que adquiriram suficientes méritos justos e pessoais em favor de Alá irão para o céu; todos os outros irão para o inferno.









O Islamismo é atualmente a segunda maior religião do mundo, dominando acima de 50% das nações em três continentes. O número de adeptos que professam a religião mundialmente já passa dos 935 milhões. O objetivo final do Islamismo é subjugar o mundo e regê-lo pelas leis islâmicas, mesmo que para isso necessite matar e destruir os “infiéis ou incrédulos” da religião. Segundo eles, Alá deixou dois mandamentos importantes: o de subjugar o mundo militarmente e matar os inimigos do Islamismo -- judeus e cristãos. Algumas provas dessa determinação foi o assassinato do presidente do Egito, Anwar Sadat, por ter feito um tratado de paz com Israel e o massacre nas Olimpíadas de Munique em 1972. 


A guerra no kuwait, nada mais foi do que uma convocação aos muçulmanos para uma "guerra santa", também chamada de Jihad, contra os países do Ocidente (U.S.A) devido á proteção dada a Israel. Vinte e seis países entraram em uma guerra, gastaram bilhões de doláres, levaram o Rstados Unidos a uma recessão que se sente até hoje, para combater um homem que estava lutando por razões religiosas. Eles aparentemente perderam a guerra, mas, como resultado, houve 100 atos terroristas cometidos contar a América e Europa no mesmo mês. O "Espirito " da liga muçulmana em unificar os países islâmicos e a demosntração do que podem fazer ficou bem patente aos olhos do mundo. 


Segundo os muçulmanos, o Corão contém a mensagem de Deus a Maomé, as quais lhe foram reveladas entre os anos 610 a 632. Seus ensinamentos são considerados infalíveis. É dividido em 114 suras (capítulos), ordenadas por tamanho, tendo o maior 286 versos. A segunda fonte de doutrina do Islã, a Suna, é um conjunto de preceitos baseados nos ahadith (ditos e feitos do profeta). 


Os muçulmanos estão divididos em dois grandes grupos: os Sunitas e os Xiitas. Os Sunitas subdividem-se em quatro grupos menores: Hanafitas, Malequitas, Chafeitas e Hambanitas. Os Sunitas são os seguidores da tradição do profeta,   continuada por All-Abbas, seu tio. Os Xiitas são partidários de Ali, marido de Fátima, filha de Maomé. São os lideres da comunidade e continuadores da missão espeiritual de Maomé.

O que a Bíblia diz a respeito de tatuagens? Bem, em Levítico 19:28, 

lemos,”Pelos mortos não ferireis a vossa carne; nem fareis marca nenhuma sobre 

vós. Eu sou o SENHOR.” Logo as tatuagens são proibidas? Se você entende que 

todas as leis do Antigo Testamento, especialmente neste caso, as leis 

levíticas, 

continuam em vigor, então só poderá concluir que a tatuagem é proibida. Mas 

antes de chegar a esta conclusão, leia com atenção todo o Livro de Levítico e 

você verá que, de fato, os cristãos já não praticam mais muitas das leis 

levíticas.

E se você entende que “Cristo é o fim da lei” (Romanos 10.4), no sentido de 

“cumprir” a lei e por isso, exigir uma nova reinterpretação da lei, você poderá 

concluir que a proibição de tatuagem não é mais válida para os cristãos. Isto 

não significa que nenhuma das leis levíticas é válida, apenas que em Cristo, 

muitas delas são reinterpretadas. Tipicamente, por exemplo, os evangélicos 

tem distinguido entre leis “morais” e leis “ceremoniais”, sendo as primeiras 

eternas e as últimas passageiras.Considere tudo isso com muita oração e 

continue estudando o assunto.

yeshuameshiach-sm.jpg em aramaico.


Os nomes de Deus

 
Deus é indescritível. Nem os céus e nem a terra conseguem O conter, tão grande e majestoso Ele é. Quem sabe, por isso mesmo, a Bíblia utiliza vários nomes para Deus, para nos revelar mesmo uma porção pequena daquilo que Ele é e que Ele faz. Os nomes de Deus na Bíblia serve vários propósitos:Alguns nomes descreve Deus como pessoa: Jeová, Senhor, Deus. Outros nomes descrevem suas características ou seus atribuídos: Santo, Justo, Bondoso. Ainda outros nomes descrevem a sua com a criação: Criador, Sustentador, Governador E finalmente, outros nomes descrevem Deus em três pessoas: Pai, Filho, Espírito Santo.

Lucas 5:5 - E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede.

 Simão era um pescador experiente. Depois de tentar a noite inteira, não pescou nada. Mesmo assim, Jesus lhe disse para lançar suas redes ao mar. “Simão respondeu – Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pescamos nada. Mas porque és Tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes” (Lucas 5:5).

Há ocasiões em nossa vida profissional quando nossos esforços param de dar resultados. E acontece o mesmo em nossos relacionamentos. Tentamos de tudo e parece que nada dá certo. Chegamos a um ponto em que duvidamos de nós mesmos. E até duvidamos do Senhor.

Nossa experiência de vida e nossos conhecimentos têm muita importância. Mas não resolvem tudo. Quando apelamos para Cristo, Ele nos ouve com paciência e com compreensão. Suas respostas, entretanto, não são exatamente aquilo que nossa própria percepção esperava. A experiência de Simão Pedro nos ensina que, quando nossas soluções e projetos não estão de acordo com a orientação do Senhor, o certo é obedecer a Cristo. Mesmo que Ele não tenha cursado contabilidade, as orientações Dele, no final das contas, são sempre melhores que as nossas. Quando nos encontrarmos desanimados, porque não pescamos nada, lancemos nossas redes para onde Ele nos mandar. Vai dar peixe.

Fiquem na Paz do Senhor !!!

Lucas 24:27 - E começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.

Jesus não é assunto apenas das páginas dos quatro evangelhos. Em todos os livros que compõe o Antigo Testamento, podemos encontrar profecias, símbolos e tipos do Salvador.
Todas estas previsões apontavam o plano de Deus de enviar o Cristo para morrer pelos pecados da humanidade, e com isso, abrir a possibilidade do homem encontrar o perdão de suas transgressões e a salvação eterna de sua alma.
Você faz parte de um projeto de Deus que começou antes da fundação do mundo. Sua decisão de crer em Cristo dás início a este projeto, e o fim dele é a segurança de que, após a sua morte ou na ocasião do retorno de Jesus para buscar o Seu povo, você esteja preparado para encontrar o Senhor e estar para sempre com Ele.









Deus te abençoe........

FICA COMIGO JESUS...

Lucas 24:29 - E eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles.

 Todas as pessoas que ouvem as palavras de Cristo são tocadas pelo Espírito Santo para receberem em seu coração o Salvador. Foi assim com estes discípulos. Mesmo sem reconhecerem o Mestre, após ouvirem Suas palavras, o convidaram para ficar com eles.

Talvez você ainda não tenha tido a oportunidade de conhecer com profundidade quem é Jesus, mas isso não o impede de recebê-lo em seu coração. Já é tarde, estamos perto do fim de todas as coisas. Antes que decline o dia da humanidade, peça para Jesus ficar com você!

Ao fazer esse pedido, se cumprirá em sua vida as palavras do livro sagrado: "e entrou para ficar com eles". 



Fiquem na Paz do Senhor !!! 

HORÓSCOPO VÉDICO.....

 

Os vedas - as sagradas escrituras hindus - resguardam verdadeiros tesouros. Alguns deles, como a ioga e a medicina ayurvédica, já nos foram revelados e estão inclusive incorporados ao nosso dia-a-dia. Mas há outras preciosidades, de valor igualmente inestimável, ainda pouco exploradas pelos povos do Ocidente. Estamos falando da astrologia védica, uma sabedoria aplicada pelos indianos há mais de 5 mil anos. Fundamentado na leitura cármica, o horóscopo indiano é mais que uma viagem rumo ao autoconhecimento: trata-se de uma verdadeira análise existencialista. "A astrologia védica preocupa-se em apontar padrões de comportamento repetidos ao longo das nossas encarnações (responsáveis pela colheita de bons ou maus frutos nesta vida) e, a partir disso, estabelecer novas posturas", explica Vraja Sundari, precursora da astrologia védica no Brasil...



Ingredientes

2 batatas médias cozidas
1 xícara de café de ervilhas
1 colher de café de cominho em grão
2 colheres de café de pasta de alho e gengibre
1 / 2 cebola picada
2 colheres de chá de coentro em pó
1 colher de chá de garam masala
1 colher de chá de curry em pó
1 colher de café de açafrão da terra
2 colheres de sopa de coentro verde picado
1 pimenta verde picada (opcional)
2 colheres de sopa de óleo

Modo de fazer
 
Para o recheio, amassar as batatas com as ervilhas. Numa frigideira com óleo, juntar o cominho em grão, cebola e deixar dourar. Juntar todos os temperos, adicionar a massa de batatas, sal a gosto e coentro verde picado.
Fazer os pastéis utilizando massa pronta.


DHALL.....( SOPA DE ERVILHA )


Um  tipo  de  sopa,  feito  de  diferentes  leguminosas  tais  como  ervilhas, lentilhas, mung  dhal  (minúsculo  feijão  de  cor  verde),  urad  dhal (minúsculo  feijão de cor amarela), etc. Deve  ser  bebido  numa  caneca  ou numa pequena  tigela;

Ingredientes 
1   xícara  de  ervilhas    
2   batatas  médias       
1   colherinha  de  curry
1   colherinha de  pimenta-do-reino
Manteiga, margarina (conforme preferência)  ou  mesmo  azeite
Sal.

Preparo
 Deixar as ervilhas de molho durante a noite, cozinha-lás com sal. Cozinhe as batatas e quando estiverem macias junte com as ervilhas e passe  no liquidificador com aguá até ter a consistência de uma sopa . Em uma frigideira derreta uma colher de sopa de manteiga, frite o curry e a pimenta do reino , despejar na panela com a sopa, adicione um pouco de água se necessário e deixe em fogo brando até ferver. Sirva quente...

QUEM SOU EU...

QUEM SOU EU...
ROSANA FERNANDES

About this blog - Sobre esse Blog

Um blog que mostrará sobre as culturas do Brasil e da India, além de milhares de outras coisas.

Postarei de tudo que encontrar na internet, porém sempre relacionados aos dois países.


Translate - Tradução

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Rádios - Radios

Ouçam a Rádio de Kerala

Clique aqui e ouça a Rádio Rádio de Bossa Nova e Samba do Brasil

Clique aqui e ouça a Rádio

Relógio - Clock