Carnaval a maior festa popular do país....
Indústria do carnaval é o nome dado ao conjunto de atividades para produção de fantasias, adereços, materiais para os carros alegóricos. São na maioria empregos informais para milhares de costureiras.
 São atividades que, segundo dados de 2006, movimenta anualmente cerca de 1 bilhão de real  e gera mais de 300 mil empregosSó as escolas de samba dos grupos especiais gastam cerca de 100 milhões de reais em matéria- prima — sem contar salários e serviços — para pôr seu enredo  na  avenida... Essa festa é comemorada em todo território brasileiro, onde todas as cidades recebem milhare e milhares de turistas de todo o mundo.....As praias do Rio de Janeiro ficam lotadas devido aos turistas que vem festejar o carnaval e o verão brasileiro que é muito forte.....

É pública e notória a paixão do povo brasileiro pelo Carnaval. Aliás, é uma das maiores manifestações culturais do Brasil e é onde temos nossa marca registrada. 

Durante o Carnaval, este país para e as pessoas saem às ruas para celebrar a vida, a música e alegria de viver do povo brasileiro, apesar dos pesares. 

A magia do Carnaval revela-se justamente no fato de que se trata de uma festa popular, onde todos, independentemente de sexo, língua, religião e condição financeira e social, participam. 

Todo o Brasil comemora o Carnaval, mas são nas cidades do Rio de Janeiro, Salvador e Olinda onde se concentram as maiores manifestações populares. 

No Rio de Janeiro, temos os já eternizados desfiles das escolas de sambas, com mulatas seminuas, Samba e baterias cujo som é um misto de energia e emoção. 

Definitivamente, ouvir a batucada de uma bateria de escola de samba desperta uma sentimento indescritível, não há como expressar isso por meio de palavras. 

Em Salvador, temos o Carnaval de rua, com blocos de Axé puxados por trios elétricos. É a minha forma preferida de Carnaval, correr atrás do trio é fantástico, sigo a filosofia da canção de Caetano Veloso “atrás do trio elétrico só não vai que já morreu”. 

São cerca de 8 horas de percurso com artistas em cima de caminhões, que na verdade mais do que carros, tratam-se de estruturas gigantes com mega produções que não fazem feio frente à Hollywood, seguidos por multidões hipnotizadas pelo Axé. 

Este ano de 2009 é muito especial para o Carnaval de Salvador, pois se completam 60 anos do bloco de afoxé Filhos de Gandhy, onde apenas homens podem participar e que foi criado por estivadores soteropolitanos inspirados em Mahatma Gandhi e seu clamor pela paz. 

E por fim, em Olinda temos o sobe e desce das ladeiras das ruas históricas ao ritmo do frevo e com a companhia dos Bonecos de Olinda, que são bonecos gigantes feitos de pano, madeira e papel. 

Para nós, brasileiros, o Carnaval é o evento mais importante de nosso calendário, mais importante até do que o Natal. Por isso, sempre brincamos que nada funciona no Brasil antes do carnaval, porque para nós o ano só começa de fato na quarta-feira de cinzas...