Carnaval no Brasil - III parte - Rainhas de baterias
Vejam algumas fantasias das Escolas de Sambas do Grupo Especial.
São atividades que, segundo dados de 2006, movimenta anualmente cerca de 1 bilhão de real e gera mais de 300 mil empregosSó as escolas de samba dos grupos especiais gastam cerca de 100 milhões de reais em matéria- prima — sem contar salários e serviços — para pôr seu enredo na avenida... Essa festa é comemorada em todo território brasileiro, onde todas as cidades recebem milhare e milhares de turistas de todo o mundo.....As praias do Rio de Janeiro ficam lotadas devido aos turistas que vem festejar o carnaval e o verão brasileiro que é muito forte.....
É pública e notória a paixão do povo brasileiro pelo Carnaval. Aliás, é uma das maiores manifestações culturais do Brasil e é onde temos nossa marca registrada.
Durante o Carnaval, este país para e as pessoas saem às ruas para celebrar a vida, a música e alegria de viver do povo brasileiro, apesar dos pesares.
A magia do Carnaval revela-se justamente no fato de que se trata de uma festa popular, onde todos, independentemente de sexo, língua, religião e condição financeira e social, participam.
Todo o Brasil comemora o Carnaval, mas são nas cidades do Rio de Janeiro, Salvador e Olinda onde se concentram as maiores manifestações populares.
No Rio de Janeiro, temos os já eternizados desfiles das escolas de sambas, com mulatas seminuas, Samba e baterias cujo som é um misto de energia e emoção.
Definitivamente, ouvir a batucada de uma bateria de escola de samba desperta uma sentimento indescritível, não há como expressar isso por meio de palavras.
Em Salvador, temos o Carnaval de rua, com blocos de Axé puxados por trios elétricos. É a minha forma preferida de Carnaval, correr atrás do trio é fantástico, sigo a filosofia da canção de Caetano Veloso “atrás do trio elétrico só não vai que já morreu”.
São cerca de 8 horas de percurso com artistas em cima de caminhões, que na verdade mais do que carros, tratam-se de estruturas gigantes com mega produções que não fazem feio frente à Hollywood, seguidos por multidões hipnotizadas pelo Axé.
Este ano de 2009 é muito especial para o Carnaval de Salvador, pois se completam 60 anos do bloco de afoxé Filhos de Gandhy, onde apenas homens podem participar e que foi criado por estivadores soteropolitanos inspirados em Mahatma Gandhi e seu clamor pela paz.
E por fim, em Olinda temos o sobe e desce das ladeiras das ruas históricas ao ritmo do frevo e com a companhia dos Bonecos de Olinda, que são bonecos gigantes feitos de pano, madeira e papel.
Para nós, brasileiros, o Carnaval é o evento mais importante de nosso calendário, mais importante até do que o Natal. Por isso, sempre brincamos que nada funciona no Brasil antes do carnaval, porque para nós o ano só começa de fato na quarta-feira de cinzas...
Paz e conhecimento a todos ! !
Paz muita paz a todos ! ! !
Um artigo que fala sobre a derrota. O tema ‘derrota’ é algo muito delicado na Índia. Porque os indianos são criados para competir. E competir muito – pra ganhar. Como o país é superpopuloso, ser mais ou menos não dá. Você tem que competir bastante, chegando ao seu limite e esgotamento psicológico, para conseguir um bom posicionamento na vida. E por bom posicionamento, entenda-se um bom cargo em uma empresa reconhecida, que irá colaborar com o aumento do seu status perante a sociedade. Porque a sociedade importa muito, e você não pode envergonhar sua família perante ela. E o texto abaixo fala justamente dessas derrotas que sofremos na vida, e eu achei interessante a ligação feita com a mitologia indiana, o que nos revela muito sobre a cultura em questão, seu modus operandi e deixa a questão: como aplicar isso em prática diante de uma realidade tão competitiva /capitalista como a Índia atual ??
Você é uma perdedora? Bom pra você.
Por Sudhamahi Regunathan – publicado no jornal The Times of India em 08/02/2010.
O prêmio é a vitória. No que quer que você faça, você tem que ser um vencedor. Seja aprendendo a cantar, a dançar ou apenas jogar. Nós vivemos com medo de perder. Nós temos tanto medo e freqüentemente ouvimos a frase ‘você é uma perdedora’ dita a uma outra pessoa.
Então, o que acontece quando você ‘perde’? Além do fato de que ganhar e perder são termos relativos, não é tão ruim assim perder de vez em quando. Às vezes, ao perder, você pode ganhar mais, especialmente quando você vive em uma sociedade onde você está constantemente em contato com outras pessoas que são expostas a situações diversas. É a pessoa que perde, pode-se dizer, que mantém o curso das coisas. Isso não é uma glorificação aos perdedores, mas uma focalização no desenvolvimento balanceado, ao invés de glorificar a obsessão por ganhar sempre.
Shiva e Parvati estavam jogando dados. Toda vez que Shiva jogava o dado, os torcedores de Parvati se exaltavam de alegria, ao passo que os companheiros de Shiva choravam de angústia. Parvati ganhou e Shiva perdeu. Certa vez, Shiva perdeu até a última peça de roupa que ele usava, para Parvati. ‘Por que você sempre perde?’, perguntavam os torcedores de Shiva. Eles tinham uma fé implícita em sua supremacia. Então como é que ele podia perder toda vez?
Shiva perdia para ganhar. Essa idéia precisa de uma reflexão para se assentar. No início, os dois eram um só, o estático e indiferenciado UM. Quando eles foram separados em dois, o Purusha e a Prakriti, houve a criação, e houve ação. De acordo com a mitologia, Narada, o poeta celestial, foi até Ardhanareeswara – a forma dois em um andrógina de Shiva e Parvati – e disse que ele iria ensinar um jogo interessante que iria acabar com a inércia e adicionar tempero em suas vidas.
Ele ensinou-lhes o jogo de dados. O jogo de Shiva com Parvati trata-se do jogo de Purusha com Prakriti, a inatividade com a atividade. A aposta era um abraço. Se Shiva vencesse, ele abraçaria Parvati. Seria bonito, se não fosse o fato de que, ao abraçar Parvati, eles retornariam ao estado inativo de Ardhanareeswara. Isso significa que todas as atividades chegariam ao fim; e seria o fim do mundo. Então era crucial que Parvati ganhasse, e que Shiva perdesse o jogo para que a atividade continuasse sem cessar. Na vitória de Parvati, a busca pelo divertimento continuaria...Shiva jogaria outra vez e talvez ganhasse e abraçasse Parvati. Mas ao perder o jogo de dados, ele estava ganhando no jogo da vida. E Parvati ganharia novamente e então o ciclo da vida continuaria.
Os seguidores de Shiva, no entanto, só podiam sentir humilhação e derrota. Eles choraram e rogaram que Shiva se desse melhor enquanto toda a comitiva de Parvati gargalhava. Mas o jogo continuou, com perdas e ganhos – o jogo da Criação e da Destruição, infinitamente.
Para manter o curso da atividade, para manter a harmonia e o equilíbrio, nós devemos experimentar tanto a vitória quanto o fracasso. Dessa forma, o jogo cósmico se certificará de que o ciclo continua. Em uma visão mundana, o efeito ‘gangorra’ cria oportunidades para todos. Quando o sucesso e o fracasso são experimentados, nós cultivamos diversas perspectivas, e aprendemos tanto a perder graciosamente como a ganhar com humildade.
Este é o segredo da união feliz. Na forma andrógina também havia união, mas de forma estática. Não parecia haver propósito, nem resultados. Quando eles foram divididos em dois para se tornarem duas entidades distintas, eles puderam deixar suas criações florescerem. E novamente eles se uniriam para apreciar o jogo. E é isso: a alteridade aumentando a união dos seres."
TV GLOBO DESAFIA EVANGELICOS, COM ESPIRITO DE SODOMA E GOMORRA...
Para pensarmos....
O espírito de Sodoma e Gomorra se manifestou na globo. Dia 13, no BBB 10
Homem beija outro homem na boca, em programa de maior audiência da rede globo de televisão BIG BHOTHER BRASIL. Diretor diz, que não teme polêmica, nem a comunidade evangélica. Pois a comunidade evangélica e desunida e omissa.
O que isso tem haver com a fé? Beijo GAY inaugura BIG BHOTHER Brasil 10 . O que você tem com isso? Seu filho pode ser a próxima vitima. Lo, morava em Sodoma, e sua esposa, pagou com a vida. Suas filhas se corromperam e se tornaram incestuosas.
E sua família? Sua filha, seu filho, em que irão se transforma?? O que você pode fazer? PARAR DE ASSITIR O BBB.10. E MOSTRAR QUE A COMUNIDADE EVANGELICA, NÃO É OMISSA, NEM ESTÁ DOMINADA PELO ESPÍRITO DE SODOMA E GOMORRA
Envie esse e-mail para todo crente verdadeiro, que você conhece e vamos mostrar que não concordamos com essa imoralidade e afronta ao Deus dos cristãos. se voce quer ver o Brasil abençoado. Diga não a GLOBO e para essa imoralidade.
JUBESP - JUVENTUDE BATISTA DO ESTADO DE SÃO PAULO
e-mail envio para mim de uma amiga que vive em Portugal, Mônica - da Presbiteriana Viva em Vila Real de Santo António - Algarve
Obs..Já está mais que na hora do povo acordar pra realidade....
Fiquem todos na Paz